sábado, 30 de abril de 2011

Aulas de Street Art no Fabricartoon

O Homem desde a pré-história sente a necessidade de se expressar no seu meio como podemos ver nos desenhos deixados nas cavernas em diversas partes do mundo.
Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
O conceito de Graffit surge nos bairros mais estigmatizados dos Estados Unidos, mais precisamente em nova York durante a década de 70. O primeiro ícone é Taki183, considerado o "marco zero"
Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos (SP), autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres, admitem ter um passado de pichadores. Na língua inglesa, contudo, usa-se o termo graffiti para ambas as expressões.
A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte.
Quer saber mais? venha estudar com a gente.
O espaço FABRICARTOON promove o estímulo a criatividade promovendo aulas também nessa linguagem artística com aulas ministradas por Gustavo Amaral também conhecido como GUT.
Artísta atuante no movimento a mais de dez anos, é integrante do grupo máfia 44. Participou de várias exposições, entre elas: Digital Urbano no Sesc São Gonçalo, movimento Periférico no Sesc Rio e Aberturas na Auto estrada no MAC/Niterói.
Veja o video do painel do MAC:
http://www.youtube.com/watch?v=Hyb8xJ4k-3Q&feature=fvwrel

Nenhum comentário:

Postar um comentário